Monday, September 28, 2015

Semana 2

Durante a aula dessa semana revimos os blogs dos colegas. Foi interessante ver as expectativas e apresentações dos que fizeram os posts. Me chamou a atenção um post feito pelo Evandro, em que ele descreve a associação da palavra/conceito de gamificação com sua infância e jogos.
Acho que o blog pode ser muito bem trabalhado em classe por professores dispostos a aplicar um pouco de tempo a mais nisso. 

Um problema que enfrentamos sempre ao lidar com trazer a tecnologia para a sala de aula e mudar a dinâmica das aulas é ver quanto o profissional está disposto em se aplicar a essa mudança. Para que o modo de aula mude, é necessário um investimento de tempo pelo profissonal, que frequentemente não é remunerado por esse investimento. Como motivar professores a investirem tempo nisso?

Acho interessante pensar que não só os professores precisam de tempo para se adaptarem a essa dinâmica diferente que gera ansiedade, mas também os alunos, afinal eles também sempre conheceram um tipo de educação.

A migração para o ensino híbrido ou até mesmo ensino acessorado pelo uso da tecnologia precisa de tempo para testar, errar, reajustar, reavaliar até chegar ao ponto certo. Não vai acontecer da noite para o dia, mesmo contando com a boa vontade de todos incluídos.

Sobre o uso de instagram e twitter em sala de aula: achei que os grupos exploraram bem as possibilidades oferecidas. A ideia de usar as selfies para praticar o present continuous genial! 
O jogo de desenvolver uma história pelo twitter também pode ser bem interessante! Como afirmei na sala de aula, nao acho tão seguro para os alunos pedir que eles escrevam abertamente sobre os colegas. Acho que isso pode criar espaço ou facilitar o bulling e desresito de alunos.

Adorei o Padlet! Quisera ter isso na época da faculdade! seria tão mais fácil acessar os textos dos professores em vez de ter que ir lá no xerox! Ótima ferramenta para socializar conhecimento!





1 comment:

  1. Vc tocou em um ponto essencial na vida de um professor - recursos financeiros.

    Não é porque esse dinheiro vá torná-lo rico, mas porque será um meio de tornar sua vida mais leve (funcionários cuidando de seus cuidados pessoais, viagens para se atualizar, etc) Afinal ser professor é disponibilizar, mediar , é dar movimento ao conhecimento. Mas como fazer se não temos recursos para tanto??

    ReplyDelete