Thursday, September 24, 2015

Por que?


Esse blog foi criado para o curso de extensão Tecnologias Digitais Móveis no Ensino de Idiomas da Extecamp. A área de educação é nova para mim, apesar de ter sido aluna a vida toda. Assim, resolvi me matricular no curso. Sinto falta de conviver com pessoas da área e de mais embasamento teórico sobre o tema.Comecei nessa área no meio que "DIY"e vou descobrindo conforme o tempo passa.

Acho incrível o potencial e as possibilidades que a tecnologia oferecem para ajudar e reformar a educação! É um tema pelo qual me vejo apaixonada e adoro descobrir novidades! Não sou professora e não sei se me vejo dando aulas de idiomas, o que é um pouco confuso. Gosto de espalhar o potencial da tecnologia na educação, treinar professores e aprender sobre o tema. Isso dito, acredito e respeito tremendamente os professores e a difícil tarefa que eles realizam todos os dias. Alguns professores foram importantíssimos para minha formação social e jamais os esquecerei. Gostaria de ajudar professores a marcarem a vida de outros alunos.

Para mim é muito importante estar na sala de aula ouvindo as queixas, aflições, alegrias e opiniões dos professores, pois é com eles que me relaciono e devo saber me comunicar. Essa aula é uma "janela para a mente"dos professores e fico satisfeita em ver os debates.

Gostaria de sair desse curso sabendo me comunicar efetivamente e entendendo as diferentes realidades dos professores, afinal quem aplica as mudanças são eles. Eu tenho que lidar com professores muito avessos à tecnologia, ou instituições que a  usam apenas como um enfeite pedagógico, e essa é uma barreira que encontro e tem sido muito desafiadora.

Entendo que essa mudança e inserção da tecnologia no aprendizado gera muita ansiedade, pois queremos mudar o método se ensino e não apenas inserir uma ferramenta que não utiliza todo seu potencial. Essa mudança não é tarefa fácil, pois se assemelha a trocar o pneu do carro com ele em movimento. O professor/instituição tem que mudar o método de dar aula, agregando a tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno, para isso ele precisa pensar em novas estratégias de ensino, buscar formação, estudar sobre, aplicar, testar, corrigir, dar conta da classe, dar conta dos requisitos curriculares, lidar com pressões externas e cuidar de sua vida pessoal.

Reconheço que não é tarefa fácil e não sei quanto se pode cobrar do profissional. Se ao fim do ano eu puder lidar melhor com todas as questões que trabalhar com educação suscitam em mim, estarei satisfeita.


2 comments: