Inicio minha narrativa lembrando que não sou professora então não posso dizer como conhecer os aplicativos apresentados em aula influiriam pessoalmente em minha prática profissional.
Fiz uma apresentação de Prezi com umas fotos e mensagens para apenas guiar minha fala no dia da apresentação. Optei por rever por que comecei esse curso, comparando com meu histórico profissional e qual minha opinião ao fim deste.
Trabalho com treinamento de professores no uso de um software de ensino de Inglês que usa o método híbrido de ensino, ou seja, que une o uso de tecnologia às aulas de idiomas. Eu nunca havia trabalhado formalmente nessa área, então busquei o curso para ter maior embasamento teórico sobre educação e contato com professores, para entender como que eles vem e se sentem em relação ao uso de tecnologia em sala de aula. Essas observações seriam ensumos para que eu pudesse construir um treinamento que "falasse" com os professores com que tenho contato.
Já durante as apresentações do primeiro dia vi que sairia dali com ótimo material. Os professores eram muito diversos: de escola privada, pública, que sempre foram professores, que estavam transicionando para essa carreira, professores satisfeitos, insatisfeitos, motivados, desconfiados desse negócio tecnológico, mas todos dispostos a aprender e dividir suas experiências. O terreno estava fértil para que muito pudesse nascer ali.
E foi o que houve. No começo houve uma tentativa de aprofundar a discussao teorica sobre o tema de uso de tecnologias moveis no ensino. Os professores se mostraram interessados, mas o interesse e disponibilidade para ler previamente o material era baixo. O que todos queriam era ver os aplicativos e como poderiam usá-los em sala de aula. Já nas primeiras aulas alguns professores começaram a replicar o uso de aplicativos com sucesso. Claro que era difícil abrir mão do poder e controle convencional da sala de aula, e muitos contaram do medo que tinham disso e de como seriam vistos pelos outros profissionais.
Esses tipos de observações são o motivo pelo qual iniciei o curso. Eu me sentia como uma aluna espionando a sala dos professores no colégio. Sempre pensamos o que os professores falavam e ali estava eu com acesso às indagações deles.
O curso me ajudou principalmente devido a essa janela ao mundo dos professores de Inglês. Agradeço e faço uso do que dividimos para entender e poder me comunicar melhor com meus trainees.
Já estive em várias áreas de trabalho: consultoria, sustentabilidade, diplomacia, comércio exterior, mas por enquanto o que deixou mais satisfeita é estar em contato com a área de eduação. Espero poder continuar me desenvolvendo nessa área, me "rasgando e reinventado"a partir docontato com pessoas com histórias tão interessantes.
No comments:
Post a Comment