Saturday, October 10, 2015

Mais tecnologia significa notas melhores?

Ver artigo no seguinte link:
more technology in the classroom doesnt mean better grades

Fui atraída por esse artigo postado pela Karina no Padlet. Alguém mais leu?
No fim a pesquisa não diz nada, né... só que a tecnologia, como conversamos em aula, tem que ser usada criticamente. O domínio da tecnologia não significa que os alunos estão entendendo e interpretando o mundo a sua volta e a telinha.
Diz que as escolas e os sistemas educacionais do século XX ainda não estão prontos para implantar tecnologias do sec XXI de maneira eficiente nas salas de aulas. Essa é mesmo uma tarefa difícil, pois se trata de mudança de paradigma mesmo... acho que a mudança será lenta nas escolas, mas que virá. Eu sinto falta profundidade nos textos.
Destaquei a parte que mais gostei:
The conclusion that emerges is that schools and education systems are, on average, not ready to leverage the potential of technology,” the report said in its summary. “Technology often increases the efficiency of already-efficient processes, but it may also make inefficient processes even more so.”
Technology can’t help students without proper support and a good plan in the classroom, says Lan Neugent, interim executive director of the State Educational Technology Directors Association, a nonprofit that focuses on technology in schools.
“If you give kids a tool and don’t show them how to effectively use it, then it’s not going to make much of a difference,” Mr. Neugent said. “Why would people think that just putting a computer in front of a kid is going to change that?”

3 comments:

  1. Olá, Nati. Boa síntese.
    No meu ponto de vista, tudo o que é desconhecido e novo precisa de um tempo para adaptação, interação e curiosidade. Precisa haver um olhar explorador e crítico sobre as ferramentas tecnológicas e não apenas seguir a tendência. Penso que os alunos também procuram afinidade e utilidade sobre as ferramentas que experienciam. Sem estes sentidos, não é possível criar vínculo e despertar interesse. Por isso a importância de conhecer os alunos e o currículo antes de escolher a ferramenta.

    ReplyDelete
  2. Sim...As respostas deverão ser construídas "pari passu" às cirscunstâncias...

    ReplyDelete
  3. Sim...As respostas deverão ser construídas "pari passu" às cirscunstâncias...

    ReplyDelete