Wednesday, November 18, 2015

Saw my Teacher on a Saturday


Só porque achei bonitinho:

Conectivismo e mudança de paradigmas


Vídeo interessante sobre conectivismo: O "estudante conectado" foi inspirado por CCK08, um curso oferecido por George Siemens e Stephen Downes, durante o outono de 2008. Ele foi criado para ajudar os seus colegas, pais e alunos a compreender aprendizagem em rede no século 21. Conforme declarado pelo autor 

Vídeo Mudando os Paradigmas da Educação: Este animação foi adaptada de uma palestra dada na RSA por Sir Ken Robinson, um especialista em educação e criatividade de renome mundial e ganhador do Prêmio Benjamin Franklin da RSA .

Após ver os dois vídeos, acho interessante  ler essa notícia publicada pela Folha:
MOOCs geram pânico na educação superior americana

Tuesday, November 10, 2015

Mobile learning e desperdício de tempo em aula

É sintomático que eu tenha começado a leitura do texto "Will mobile learning change language learning" enquanto estava transitando de Campinas para Batatais, onde teria uma reunião. Mesmo com dificuldades de acesso aos meus planos de dados, me vi com 3 horas que oderia tornar produtivas colocando minhas leituras em dia.

Não é novidade usar tempo livre para colocar leituras em dia, isso já era feito com livros previamente. Mas todo conteúdo do curso, mais acesso ao grupo de whatsapp dos meus colegas estava disponível ali no meu smartphone.

O mobile learning é uma realidade, quando falamos de acessibilidade móvel e wireless aos conteúdos ou o modo como são desenhados para acesso móvel. Posso falar por experiência que tenho tido pouca paciência quando chego a uma aula presencial e percebo que esta poderia ter sido feita quase completamente a distância. Afinal, queremos otimizar nosso tempo para poder desfrutar ao máximo dos encontros presenciais.

Iniciei um curso de espanhol e em três semanas logo desisti de continuar. As aulas eram recheadas de atividades que poderiam ser feitas em casa, videos que poderiam ser compartilhados em grupo online para a discussão em aula, dando espaço para a parte mais importante do aprendizado de um idioma: a prática. No entanto, perdia tempo de locomoção e da aula vendo material que poderia ver por conta própria.

Acredito que o virtual está aqui para que possamos valorizar o contato real. A tecnologia deve ajudar a otimizar o contato humano, as trocas, o ensino e aprendizagem, assim cabe aos professores fazerem seu bom uso para potencializar suas aulas.